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A importância do crescimento de lucros para uma ação

crescimento de lucros

É fácil de se imaginar que uma empresa que tem grande potencial de crescimento de lucros tem maior valor do que uma que não cresce. Ações com altos múltiplos de Preço/Lucro são relacionadas a uma grande expectativa de crescimento. Nos EUA, a Amazon tem valor de mercado de US$ 770 bilhões para um lucro de apenas US$3 bilhões, o que leva a um múltiplo de  Preço/Lucro de 248x.

O motivo da Amazon negociar a um múltiplo tão alto é que existe uma grande expectativa de melhora das margens e de crescimento das receitas. De fato, a Amazon tem conseguido entregar um crescimento de receitas muito forte, mas será que isso sustenta seu valuation?

crescimento de lucros

Ajustar as premissas de crescimento de lucros de uma empresa não é fácil, por vezes há muita subjetividade por parte do analista. A verdade é que a planilha aceita tudo.

Uma das maneiras é tentar encontrar um crescimento factível, com base em dados como: qual o tamanho do mercado, qual o Market share da empresa, se é uma empresa madura ou uma startup. É difícil imaginar que um gigante como o Itaú vá ter um alto crescimento, considerando que este já possui um Market share bastante alto no setor.

Estrategicamente falando, há apenas três maneiras de uma empresa crescer:

  1. Ganhando Market share;
  2. O setor crescendo como um todo;
  3. Abrindo novos negócios.

Outro ponto importante é o ROE que tem um papel importante no potencial de crescimento de uma empresa. O crescimento (G) máximo de uma empresa é limitado pelo seu ROE, como mostra a fórmula:

G = ROE x (1 – Payout)

Sendo o payout a parcela do lucro que é distribuída em forma de dividendos. Dessa fórmula, é fácil notar que, mesmo se uma empresa tiver muito potencial de crescimento, este não poderá ser maior do que o ROE. Exemplificando, uma empresa de ROE de 10% não terá condições de crescer mais do que os 10%, a não ser que faça uma nova emissão de ações ou tome mais dívida (o que dilui os acionistas atuais).

Uma das formas de se estimar o crescimento de uma empresa é descobrir qual o Payout que a empresa pretende pagar. Se a empresa distribuir 50% dos lucros, isso limita o crescimento em, no máximo, metade do ROE.

Com isso, nós abordamos dois importantes indicadores: ROE e crescimento. Ambos são extremamente importantes no valuation. É fácil perceber que empresas com alto ROE e que vem crescendo aceleradamente possuem múltiplos de Preço/Lucro bem mais altos.

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