InvestimentosRenda variável

O que é renda variável?

o que é renda variável

O que é renda variável?

São denominados ativos de renda variável aqueles que não se tem conhecimento prévio dos rendimentos que serão obtidos no futuro. Também não é possível saber de antemão se o valor a ser resgatado será igual, maior ou inferior ao montante investido inicialmente.

Esse é o principal motivo pelo qual os ativos de renda variável não são indicados para investidores que não têm flexibilidade ou que não podem correr riscos.

A renda variável é mais volátil, ou seja, flutua com muito mais intensidade. Como contrapartida, o retorno esperado também deve ser maior.

Antes de falarmos sobre renda variável é preciso entender primeiramente o que é um ativo financeiro:

“É denominado de ativo financeiro o meio direcionado para pessoas que pretendem destinar seus recursos para algum investimento. São instrumentos de investimento a exemplo das ações”.

Como o grau de volatilidade é alto em boa parte das situações o investidor que gere sua própria carteira terá que dedicar mais tempo e atenção às análises e ao monitoramento de seus ativos, caso opte por fazer a gestão da carteira de ações por conta própria.

Como alternativa, os fundos de ações possuem uma equipe especializada para fazer toda a gestão da carteira. Essa é uma forma prática para quem não tem tempo de acompanhar o mercado.

Produtos de renda variável

Há uma série de alternativas específicas para o investidor que procura por renda variável. Veja as principais entre elas:

Ações

São títulos que dão ao investidor direito de participar da sociedade da empresa. Ao comprar ações na Bolsa você se torna um sócio do negócio.

ETF

O Exchange Traded Fund é composto de fundos negociados na Bolsa. Dessa forma, são negociados da mesma forma que uma ação.

Câmbio

São os investimentos ligados a variação das moedas. Alguns fundos cambiais, por exemplo, compram ativos em dólar ou euro.

Clubes de investimento

Contendo entre três e 50 cotistas, trata-se de uma maneira coletiva de investimentos. Funciona de forma muito parecida a de um fundo, no entanto, o clube de investimentos é formado apenas por pessoas físicas.

Derivativos

O valor final, do derivativo, depende (deriva) do valor de outro ativo. Por exemplo, um derivativo de uma ação varia conforme o valor da ação.

Dentre todas as formas disponíveis para investimentos em renda variável a mais popular – e principal – são as ações. Essa modalidade também é a mais prática e mais acessível, especialmente para o investidor que não tem muito conhecimento sobre o mercado financeiro, porém deseja realmente ver seu dinheiro render.

Os valores decorrentes dos investimentos em ações, podem ser positivos ou negativos. O principal motivo para essa variação é que todo o processo está ligado às expectativas do mercado em relação à empresa que negocia as ações. Quando uma empresa ou o mercado como um todo altera sua perspectiva de lucratividade, isso deve impactar em suas ações.

É preciso ter uma atenção especial aos riscos de se investir nos ativos de renda variável. Uma recomendação válida é que o investidor, antes de pensar em aplicar seu dinheiro em ações, tenha uma boa reserva financeira que seja capaz de abranger possíveis necessidades de curto e médio prazo.

Por fim, qualquer investimento direcionado para ativos de renda variável deve ser projetado pensando-se a longo prazo e de forma que não cause nenhuma perturbação a saúde financeira do investidor.

Entendeu o que é renda variável? Deixe seus comentários abaixo.

Quer mais dicas? Então assine nossa newsletter para não perder os artigos do blog.

Set investimestimentos invista em fundos