InvestimentosRenda variável

O que são ações?

o que são ações

É claro que você já ouviu falar sobre e até mesmo quis comprar ações. Assunto que é extremamente atrativo dentro do mercado financeiro, entender o que são ações, para que servem e, especialmente, como investir em ações é determinante para todos que procuram fazer com que seu dinheiro renda mais.

É exatamente sobre tais assuntos que este artigo trata.

Primeiramente, o que são ações?

Ações, de forma resumida, nada mais são do que pequenas partes do capital social de um empreendimento. Sendo assim, ao investir em ações é como se você se tornasse sócio do negócio assumindo seus riscos e lucros pelo tempo que portar essa fração da empresa.

Ao iniciar os seus investimentos em ações, quem aplica o dinheiro está sujeito a ter bons resultados ou prejuízos, já que tudo varia conforme o funcionamento da empresa, ou seja, se suas estratégias estão dando certo ou não.

Se uma empresa entregar bons resultados, é esperado que suas ações também respondam positivamente.

Os investimentos em ações são extremamente vantajosos por excluírem toda a burocracia comum à compra de uma parte da empresa. Além disso, você pode ser acionista minoritário de vários empreendimentos de uma só vez ou ainda iniciar na bolsa mesmo que não dispondo de um valor tão alto.

Investindo em ações, é possível se tornar sócio de um grande banco e usufruir de uma gestão naquele segmento muito mais experiente.

Como investir em ações?

Sabendo o que são ações, o que é preciso para investir? Uma vez que foi dito que não é preciso ter em mãos grandes quantias, a seguir você acompanha um passo a passo simples para investir:

1. Encontre a sua corretora para investimento em ações

O primeiro passo sobre como investir em ações é pesquisar e encontrar a corretora certa para você. Existem grandes referências no mercado, mas lembre-se de pesquisar sobre o histórico e reputação da corretora, além dos valores cobrados pelos serviços.

2. Abra uma conta específica para investimentos

Depois de escolher a corretora certa, o segundo passo é abrir uma conta que será específica para seus investimentos dentro da corretora. Ali você deverá depositar os saldos que quer utilizar nos investimentos em ações.

3. Defina suas metas e escolha quais ações comprar

Outro importante passo. Você precisa ter em mente quais são seus objetivos e metas para definir a melhor estratégia de compra. Quais riscos suporta enfrentar? Qual rentabilidade precisa ter? Quanto do seu patrimônio você está disposto a alocar? Com tudo isso em mente, chegará o momento de escolher e comprar as ações.

4. Defina a sua estratégia

Um erro muito comum é iniciar os investimentos sem uma estratégia clara. Alguns investidores preferem negócios de mais curto prazo, outros preferem carregar suas ações por um período mais longo.

Caso você fique trocando de estratégia o tempo todo, seus resultados serão baixos, além de deixar boa parte para corretora com os custos de transação.

5. Confira quais foram seus lucros

O último passo é sempre conferir quais foram os resultados dos seus investimentos com ações. Foram positivos ou negativos? O que você aprendeu com essa experiência de modo a melhorar seus próximos investimentos?

Em um cenário de juros baixos, o universo de ações é uma alternativa interessante para diversificar e melhorar seus retornos.

Gostou do conteúdo? Quer acompanhar outras dicas que vão melhorar a sua capacidade de investir em ações? Então aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro das novas publicações do blog.

Set investimestimentos invista em fundos