Investimentos

Onde investir em um cenário de juros baixos?

onde investir em um cenário de juros baixos

Onde investir em um cenário de juros baixos?

É exatamente sobre este assunto que trata o artigo. Por isso, se você precisa encontrar uma opção de investimento em um cenário de juros baixos, não deixe de ler o conteúdo completo e saiba mais!

Juros baixos em investimentos

É fato que o investimento que rende menores juros nos últimos anos é a poupança. Praticamente, o dinheiro que está aplicado nela sofre apenas a correção da inflação, mas o ganho real tem sido muito pequeno.

Mas, como entrar de fato para o mercado financeiro e ainda ter algum tipo de ganho?

Ideal para quem tem perfil de investidor conservador na hora de investir, investimentos de renda fixa atrelados ao CDI – Certificado de Depósito Interbancário se mostram como boas opções, já que possuem rendimentos melhores que o da poupança.

Além de ser um bom investimento é indicado para quem está começando agora e não sabe muito sobre como aplicar seu dinheiro.

Um fato importante a mencionar é que você deve diversificar sua carteira de investimentos. Com isso você corre menos riscos e ainda tem a oportunidade de ter diversas rentabilidades.

Onde investir em um cenário de juros baixos?

Agora é chegado o momento de saber outras opções interessantes para fazer o seu dinheiro render. Veja a seguir algumas opções:

Tesouro Direto

set investimentos tabela de titulos publicos federais

Fonte: Anbima, elaboração Set Investimentos

O Tesouro Direto é uma maneira simples de pessoas físicas emprestarem dinheiro para o governo.

As grandes vantagens são: rentabilidade superior a poupança, títulos com prazos mais longos e alta liquidez. Além disso, o risco crédito (caso o governo não honre) é muito baixo.

A rentabilidade pode ser baseada na SELIC, prefixado ou mesmo inflação adicionada de juros. Com relação ao pagamento, há duas formas:

Sem Cupom: títulos onde os juros são pagos todos no vencimento do título, junto com o seu principal.

Com Cupom: são títulos que possuem pagamentos periódicos de juros.

Títulos com garantia do FGC

set investimentos tabela de titulos cobertos pelo FGC

Fonte: Anbima, elaboração Set Investimentos

O FGC (Fundo Garantidor de Crédito) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que existe para dar garantia a investidores e depositantes em caso de liquidação extrajudicial ou estado de insolvência da instituição associada.

A garantia é de até R$ 250 mil por CPF e por conta corrente, considerando o valor investido e os juros acruados. É recomendável considerar os juros na hora de investir, uma estratégia é aplicar até R$ 200 mil, dando espaço para os juros.

A cobertura do FGC é direcionada para alguns ativos, como Letras de Câmbio (LC), Letras Hipotecárias (LH), e CDB’s/RDB’s (Recibos de Depósitos Bancários).

Bolsa de Valores

set investimentos tabela de instrumento de renda variavel

Fonte: Anbima, elaboração Set Investimentos

Os instrumentos mais comuns comercializados da bolsa são as ações, mas há também diversos outros que são menos conhecidos, como fundos imobiliários (FII) e opções.

O universo de ações possui um risco maior do que a renda fixa, porém o retorno esperado também é maior. Para investidores de longo prazo que buscam uma rentabilidade maior, é uma excelente opção.

E você, já sabe onde investir em um cenário de juros baixos? Deixe seus comentários abaixo e aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do blog.

Set investimestimentos invista em fundos