5 passos para você conquistar sua segurança financeira

Publicado em 2 de junho de 2018
Ter uma vida financeira saudável é o sonho de muitos, mas quando o assunto envolve dependentes, família, pode ficar mais complicado, pois acaba saindo do controle individual.Encontrar o equilíbrio de custos e ganhos no cenário econômico brasileiro, pode ficar ainda mais distante.

Porém, nós da Set Investimentos resolvemos trazer, neste artigo, alguns passos que você precisa seguir para ter uma vida financeira mais equilibrada e saudável.

5 passos para conquistar sua segurança financeira

1. Planejamento financeiro

Primeiro passo é o planejamento financeiro, e por mais óbvio que possa parecer, as pessoas, em geral, ou têm preguiça de fazer um planejamento decente ou acabam desistindo no meio do caminho.

Mas se você deseja ter sua segurança financeira, precisa saber onde quer chegar e de que forma fará isso.

Por isso em primeiro lugar você deve colocar em pauta tudo o que precisa como gastos, ganhos, e eventuais extras que venham a surgir.

Baseando seus objetivos no curto, médio e longo prazo e tendo tudo alinhado, você tem como planejar os próximos passos.

2. Reserva financeira de emergência

Sempre que falamos sobre investimentos, temos que lembrar que existe uma fase na acumulação de patrimônio que te leva a segurança financeira. Essa é a fase de reserva de emergência.

Ela é formada por 6x seu custo fixo mensal para os que são CLT, e 12x para os que são autônomos.

Baseando nessa fase emergencial, de mais ou menos um ano caso não tenha ganhos nesse período por alguma razão.

3. Investimentos

Para todos que querem ter uma segurança na sua vida financeira, tanto familiar quanto sozinho, é necessário investir, pois dinheiro debaixo do colchão ou na poupança não acompanha as mudanças do mercado, como a inflação.

Compare os serviços das corretoras, baseado na sua necessidade, e inicie pela sua reserva de emergência investindo em produtos com liquidez.

Após isso, com produtos de maior prazo e menor liquidez, e percebendo que está na fase de acumulação, pode começar a se arriscar um pouco para te levar ao seu objetivo de forma mais rápida.

4. Acompanhamento

Essa fase de acompanhamento é onde você precisa entender que, para seu dinheiro crescer e multiplicar, ele precisa de atenção e respeito.

Toda sua segurança financeira e qualidade de vida envolvida depende de todas as fases anteriores comentadas.

Porém, para tudo isso você precisa entender que deve ter uma atenção especial, de quem mais se importa com isso, você.

Estude, avalie riscos, pergunte, e obtenha conhecimento sobre de que forma você quer que seu dinheiro seja tratado.

Com isso, você terá a ideia real de como funciona e de como irá reagir com todas as situações que surgirem.

5. Proteção patrimonial

No último passo temos a proteção patrimonial, que nada mais é que você proteger seu patrimônio, caso tenha algum problema.

Hoje existem muitas formas de se proteger, com seguros resgatáveis, por exemplo, que não são paralisados em casos de espólio ou problemas judiciais.

Procure saber mais sobre esse meio de proteção e faça com que seus investimentos, e toda sua segurança financeira alcançada esteja protegida.

Para saber mais sobre como investir seu dinheiro de forma equilibrada assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo.

E se tiver mais ideias que possam agregar a sua vida financeira de forma saudável, compartilhe com a gente e nos diga o que mais podemos fazer para te ajudar!