A importância do crescimento de lucros para uma ação

Publicado em 2 de junho de 2018
É fácil de se imaginar que uma empresa que tem grande potencial de crescimento de lucros tem maior valor do que uma que não cresce. Ações com altos múltiplos de Preço/Lucro são relacionadas a uma grande expectativa de crescimento. Nos EUA, a Amazon tem valor de mercado de US$ 770 bilhões para um lucro de apenas US$3 bilhões, o que leva a um múltiplo de  Preço/Lucro de 248x.O motivo da Amazon negociar a um múltiplo tão alto é que existe uma grande expectativa de melhora das margens e de crescimento das receitas. De fato, a Amazon tem conseguido entregar um crescimento de receitas muito forte, mas será que isso sustenta seu valuation?

Ajustar as premissas de crescimento de lucros de uma empresa não é fácil, por vezes há muita subjetividade por parte do analista. A verdade é que a planilha aceita tudo.

Uma das maneiras é tentar encontrar um crescimento factível, com base em dados como: qual o tamanho do mercado, qual o Market share da empresa, se é uma empresa madura ou uma startup. É difícil imaginar que um gigante como o Itaú vá ter um alto crescimento, considerando que este já possui um Market share bastante alto no setor.

Estrategicamente falando, há apenas três maneiras de uma empresa crescer:

  1. Ganhando Market share;
  2. O setor crescendo como um todo;
  3. Abrindo novos negócios.

Outro ponto importante é o ROE que tem um papel importante no potencial de crescimento de uma empresa. O crescimento (G) máximo de uma empresa é limitado pelo seu ROE, como mostra a fórmula:

G = ROE x (1 – Payout)

Sendo o payout a parcela do lucro que é distribuída em forma de dividendos. Dessa fórmula, é fácil notar que, mesmo se uma empresa tiver muito potencial de crescimento, este não poderá ser maior do que o ROE. Exemplificando, uma empresa de ROE de 10% não terá condições de crescer mais do que os 10%, a não ser que faça uma nova emissão de ações ou tome mais dívida (o que dilui os acionistas atuais).

Uma das formas de se estimar o crescimento de uma empresa é descobrir qual o Payout que a empresa pretende pagar. Se a empresa distribuir 50% dos lucros, isso limita o crescimento em, no máximo, metade do ROE.

Com isso, nós abordamos dois importantes indicadores: ROE e crescimento. Ambos são extremamente importantes no valuation. É fácil perceber que empresas com alto ROE e que vem crescendo aceleradamente possuem múltiplos de Preço/Lucro bem mais altos.