Como começar a investir?

Publicado em 2 de junho de 2018
Como começar a investir?Essa é uma pergunta muito comum de quem está querendo começar a se aventurar no mundo dos investimentos.

Antes de tudo quero reforçar alguns conceitos muito importantes que você precisa ter em mente para saber como começar a investir.

Neste artigo, você vai entender como fazer isso de forma mais fácil para poder começar com o pé direito nesse mundo.

Como começar a investir?
Vamos lá!

Tenha objetivos definidos
O primeiro passo para você saber como começar a investir é ter seus objetivos bem definidos.

Esses objetivos devem estar diretamente relacionados com os seguintes prazos:

• Curto prazo: (6 meses a 1 ano)
• Médio prazo (2 a 5 anos)
• Longo prazo (mais de 5 anos)

Pense em objetivos que você quer alcançar, como por exemplo, aposentadoria, educação para os filhos, imóvel, reserva de emergência, viagem. Anote todos em um local de fácil acesso para poder visualizá-los sempre que necessário.

Saiba seu perfil de investidor
Depois de definir os objetivos, é hora de saber o quanto você está disposto a correr de risco, se prefere rentabilidade ao invés de segurança, entre outras questões.

As respostas dessas perguntas você vai ter quando definir o seu perfil de investidor!

Esses perfis são divididos basicamente em três grupos: conservador, moderado e agressivo/arrojado e que atende todos os tipos de investidores.

A definição é fundamental para orientar você dos melhores investimentos que deve ter em sua carteira.

Esteja atualizado com o cenário econômico
Em paralelo com os seus objetivos e perfil de investidor, você precisa estar antenado com o cenário econômico brasileiro, pois as mudanças influenciam no mercado como um todo, e consequentemente pode afetar para cima ou para baixo a rentabilidade dos seus investimentos.

Algumas formas de se manter informado com o que está acontecendo no mercado é consultar portais de notícias especializados, ler artigos e ver vídeos em blogs e canais do YouTube de investimentos e buscar livros relacionados ao mercado.

Dica: assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades do blog e de quebra aprender mais sobre o mercado.

Conheça as referências do mercado financeiro
Assim como muitas áreas da vida, o mercado financeiro também tem as suas referências que são representadas por índices.

Alguns índices de referência básicos para você conhecer e acompanhar são: CDI – Certificado de Depósito Interbancário, Ibovespa, IPCA e taxa Selic (taxa básica de juros).

Eles são os chamados benchmarks do mercado financeiro e são usados na comparação dos rendimentos apresentados pelos investimentos.

Dependendo do tipo de investimento que você quer fazer existem os indicadores de referência. Na renda fixa, por exemplo, são o CDI, o IPCA (inflação) e a Selic e já na bolsa de valores o Ibovespa.

Por isso quando você for investir em algum produto de investimento de uma das categorias, procure saber qual é e como está o indicador.

Aprenda sobre os tipos de investimentos
Por falar em produto de investimento e categorias, vou dar uma breve passada pelos principais presentes no mercado.

Os produtos se dividem, basicamente, entre três categorias e dentro de cada existe uma infinidade de opções.

Renda fixa
Na renda fixa, você já sabe qual será o retorno do investimento no momento da aplicação e isso da uma certa segurança para o investidor com perfil mais conservador, por exemplo.

Algumas das principais opções são:

• CDB;
• LCI / LCA;
• CRA / CRI;
• LC;
• Debênture;
• Tesouro Direto.

Renda variável
Já na renda variável, você não sabe qual será o seu retorno e ele pode ser maior ou menor do que o esperado. É uma categoria mais para investidores com perfil moderado e/ou agressivo.

Opções bem comuns de se encontrar nela são:

• Ações;
• Opções;
• Clubes de investimentos.

Fundo de investimentos
Além da renda fixa e variável, temos também a categoria de fundos de investimento que mescla características das duas outras categorias e é uma opção bem conhecida dos investidores.

Alguns dos principais fundos são:

• Fundo de renda fixa;
• Fundo de ações;
• Fundo multimercado.

Escolha o local para investir
Agora que você tem seus objetivos e perfil definidos e já conhece o mercado e os tipos de investimentos disponíveis, está na hora de saber onde investir o seu dinheiro.
Quando o assunto é o local para se investir duas opções surgem, banco e corretora. As duas oferecem a possibilidade de você investir seu dinheiro, mas possuem características bem distintas.

Invista com uma corretora
Lembra quando comentei sobre onde investir e o duelo entre banco e corretora?

Então aqui vai a primeira dica, invista sempre através de uma corretora!

As chances de você multiplicar o seu dinheiro são maiores do que se ficar no banco.

São muitas as opções de investimentos, as taxas são mais baixas e em alguns casos nulas.

Além disso, você ainda pode contar com uma assessoria de investimentos, que diferente do gerente de banco, vai mostrar os melhores caminhos de acordo com os seus objetivos.

Diversifique seus investimentos
Diversifique seus investimentos!

Um bom investidor nunca coloca todo o seu dinheiro em um investimento e sim diversifica eles. Com isso você corre menos riscos e ainda tem a oportunidade de ter diversas rentabilidades.

Descubra o melhor investimento para você
A última dica que quero deixar para você é, tenha em mente que o melhor investimento é sempre aquele que atende as suas necessidades.

Não é o que tem a maior rentabilidade, por exemplo, e sim o que se encaixa com os seus objetivos e perfil de investidor.

E você, acha que agora sabe como começar a investir? Deixe seus comentários para que possamos trocar experiências. Se curtiu, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar os amigos iniciantes no mundo dos investimentos!