Entenda as diferenças entre fundos Long Biased, Long & Short e Long Only

Publicado em 2 de junho de 2018
Os fundos de investimentos em geral possuem diversas classificações e subclassificações formais, no entanto, o mercado financeiro se transforma a cada dia e novas estratégias de investimento surgem a todo momento.Saber todos os tipos de estratégias não é fácil, mas é sempre importante se manter atualizado.

Se você possui dúvidas, fique tranquilo, muitas pessoas não sabem a diferença entre as estratégias dos fundos, e o mercado financeiro é conhecido por usar muitos jargões e nomenclaturas em inglês.

Assim, pegamos um exemplo de dúvida muito comum: O que são fundos Long Biased Long & Short e Long Only?

Geralmente os três estão juntos pela semelhança dos nomes.

Vamos explicar a seguir quais são as diferenças e semelhanças para que, ao investir, você não fique por fora da estratégia de gestão do fundo.

Fundos Long Biased Long & Short e Long Only
Confira!

Fundo Long & Short
Um fundo Long & Short é caracterizado por poder operar comprado (long) ou vendido (short). De forma simples, operar comprado ou vendido é apostar na alta (comprado) ou na baixa (vendido) de um ativo.

Quando um fundo opera vendido significa que vai ganhar dinheiro na queda de um ativo.

Para isso, ele pode alugar ações e efetuar a ponta short, que é vender as ações alugadas. Assim, caso o ativo se desvalorize, ele recompra as ações alugadas por menos do que havia vendido, obtendo lucro na operação.

Outra forma de se dizer isso é “shortear uma ação”. Os fundos long & short investem em pares de ativos, ou seja, apostam que um ativo terá rentabilidade maior do que o outro. O fundo então compra a ação subvalorizada e vende a ação supervalorizada, ganhando na diferença.

Assim, existem duas formas de se obter ganhos com essa estratégia.

A primeira forma é, ao perceber que uma ação está com o preço de mercado desvalorizado e há a crença de que o preço vai aumentar, o gestor compra as ações com o preço baixo e vende a preço mais alto. Assim, ele opera na alta.

A segunda forma é shortear ações. O gestor observa que as ações de tal empresa estão supervalorizadas e a tendência é que haja queda dos preços.

Assim, ele aluga ações dessa empresa, vende-as ao preço supervalorizado, e tem a obrigação de recomprá-las dentro do prazo estabelecido no contrato de aluguel, para devolver as ações ao dono.

O ganho está na recompra das ações a preços mais baixos. Portanto, nesse caso, ele opera na baixa.

O interessante dessa operação é que mesmo em momentos de baixa no mercado, é possível ganhar dinheiro.

Caso a ação comprada (long) caia 10% e a ação vendida (short) caia 15%, o retorno do fundo será positivo, pois o ganho na operação vendida foi maior do que a perda na operação comprada.

Fundo Long Biased
Fundos Long Biased são fundos que podem operar comprados e vendidos, como um Long & Short, mas tendem a operar comprados, ou seja, a ter retorno na direção do mercado (direcional), mas podem shortear ações também.

Muitos acreditam que um Long Biased tem uma exposição maior que um Long & Short por suas operações não serem casadas, mas isso também depende do gestor.

Assim como Long & Short, a gestão de um Long Biased é complexa, pois o número de operações simultâneas pode ser bem maior.

Assim, as mudanças na carteira são mais frequentes, e o gestor necessita ter uma boa capacidade para prever a queda ou a alta de determinadas ações. Além de saber o timing correto para fazer operações, o que não é algo simples.

Esses fundos geralmente são menos voláteis, o que significa que possuem, em média, perdas e ganhos menores do que um fundo Long Only, mas também podem ficar atrás do mercado quando há uma virada de tendência.

Fundo Long Only
Um fundo Long Only é aquele que só pode operar comprado, em outras palavras, somente efetuar a ponta Long. Assim, a forma de se obter ganhos é apostar nas altas dos preços e comprar ações que se espera haver valorização.

A principal diferença entre um fundo Long Only e um Long & Short está na perda máxima do gestor.

O pior cenário para um fundo Long Only é apostar na alta e as ações compradas se desvalorizarem, chegando ao limite de desvalorização, que é R$0,00. Assim, ele perderá o valor total da compra das ações.

Para fundos que operam vendidos, não existe um limite de valorização de uma ação.

Assim, se ele aluga uma ação apostando que os preços vão cair e na verdade eles sobem, ele tem a obrigação de recomprá-las no final do contrato, podendo perder um valor indeterminado.

Os fundos da Set Investimentos são fundos Long Only, que podem ser considerados de um perfil mais conservador no mundo de investimentos em ações.

Isto se dá porque a aposta está no ganho a longo prazo, com a crença de que o mercado se movimentará positivamente ao longo de 10, 20 anos.

Sendo assim, as variações diárias perdem relevância, pois observando a rentabilidade do fundo em sua totalidade temporal, as variações momentâneas não causam grandes influências.

Quer aprender mais sobre fundos Long Biased Long & Short e Long Only?

Então assine nossa newsletter para continuar conectado com as novidades do nosso blog.

Se curtiu, compartilhe nas suas redes sociais para ajudar outros investidores que têm essa dúvida.