O que são e como investir em fundos de investimento?

Publicado em 2 de junho de 2018
Quer sair da zona de conforto quando o assunto é dinheiro? Está cansado de ver suas economias rendendo poucos centavos? Se esses acontecimentos fazem parte da sua rotina com certeza você já pesquisou sobre como investir! Como resposta, é fato que apareceram os fundos de investimento e é sobre eles que se trata este texto.Você sabe o que são fundos de investimento? Quer conferir esse resumo? Continue lendo!

O que são fundos de investimento?

Para simplificar o que são fundos de investimento vale a pena fazer uma analogia. Imagine que o fundo nada mais é do que uma espécie de condomínio. Considere que cada um dos moradores deste condomínio é como um investidor.

Cada apartamento é, por sua vez, uma cota do grande investimento, ou seja, do condomínio.

Os investidores que, neste exemplo são os moradores, pagam um valor para morar e outro para que o condomínio seja bem administrado. Assim também acontece dentro dos fundos de investimento. Cada investidor injeta um valor que é referente à sua cota.

Além disso, também existe a obrigatoriedade no pagamento de uma taxa administrativa para quem faz o gerenciamento das cotas. Esse administrador é responsável por coordenar o fundo e os recursos que foram arrecadados entre os investidores.

Neste contexto vale a pena explicar ainda o que são cotas. Cota é uma pequena fração de um fundo de investimento. É como se um todo, ou seja, um investimento total fosse dividido em várias partes menores podendo ser o número de cotas variável conforme cada patrimônio.

 

Como investir em fundos de investimento?

Agora que você sabe o que são fundos de investimento, é válido responder sobre como investir. Primeiramente, deve-se escolher qual é o melhor fundo, considerando sempre suas opções e, especialmente, suas metas e objetivos pessoais.

Depois de definir qual é a melhor instituição para iniciar as rotinas de investimento, fique atento a quais são os requerimentos da empresa.

É comum que sejam solicitadas cópias dos documentos pessoais do investidor bem como o preenchimento de um cadastro. Em alguns casos a empresa administradora do fundo de investimento poderá solicitar a abertura de uma conta corrente.

Vantagens dos fundos de investimento

Você já viu até aqui o que são e como investir em fundos de investimento, mas ainda assim vale a pena destacar algumas de suas principais vantagens, tais como:

• Os investimentos podem ser feitos a partir de pequenos valores. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, é possível ser investidor mesmo que você não tenha grandes reservas ou quantias para iniciar.

• O investimento nos fundos de investimento conta com o acompanhamento, suporte e cuidado de um profissional especialista no mercado. Assim, os fundos são mais bem geridos e você, na posição de investidor, se quer precisa esquentar a cabeça.

• Os fundos de investimento são excelentes opções para diversificar os seus investimentos. É possível obter pequenas cotas em vários negócios diminuindo-se assim as chances de sofrer grandes perdas.

Depois de conferir tudo a respeito dos fundos de investimento, aproveite para compartilhar este conteúdo com outros amigos que possam se interessar pelo assunto. Descubra como investir nesses fundos e obtenha excelentes retornos. Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro das novidades.