Como avaliar a rentabilidade das empresas?

Publicado em 2 de junho de 2018
Cada empresa possui diferentes métricas operacionais, o que dificulta comparar empresas de setores diversos. Mesmo as métricas contábeis, como margem líquida ou margem EBITDA, são pouco úteis quando comparamos empresas de ramos distintos.

Como avaliar a rentabilidade das empresas?

No varejo, uma margem líquida de 4% é um resultado fantástico, enquanto que no setor de transmissão de energia é péssimo. Dessa forma, vamos abordar dois indicadores de rentabilidade para ajudar na análise de diferentes empresas.

O primeiro indicador é o Return on Equity, ou ROE, que significa o Retorno Sobre Patrimônio Líquido. A fórmula básica do ROE é bem simples, pega-se o Lucro Líquido e divide sobre o Patrimônio Líquido (LL/PL).

O ROE é um importante indicador, pois mostra em quanto o capital dos sócios está sendo rentabilizado, ou seja, um ROE de 20% indica que para cada 1 Real do capital dos sócios, a empresa retorna 20 centavos depois de um ano.

Uma segunda maneira para se calcular o ROE é através da fórmula DuPont, em que o ROE é quebrado em diferentes componentes:

ROE = MARGEM LIQUIDA x GIRO DE ATIVOS x ALAVANCAGEM

ROE = (LL/Receita Liq) x (Receita Liq/AT) x AT/PL

Observem quais as formas de aumentar o ROE: uma maior margem líquida, um aumento na alavancagem (empréstimo de capital de terceiros) e o giro dos ativos (relacionado a rapidez que seu estoque vira caixa).

É importante verificar que esses componentes são interligados. Conforme a empresa aumenta sua alavancagem, isso aumenta a despesa financeira e diminui a margem líquida.

Os bancos são uma exceção nessa fórmula, isso porque eles não possuem receita operacional, o que impossibilita o calculo da margem líquida.

Dessa forma, o indicador a ser considerado pelo investidor é o ROA, em inglês: Return On Assets e em português: Retorno sobre os ativos, que vai demonstrar a capacidade que os ativos da empresa tem de gerar resultados, ou seja, o retorno de Lucro Líquido para cada Real de Ativos que a empresa carrega.

O ROA é formado da seguinte maneira:

ROA = LL/Ativos Totais

Sendo assim, podemos relacionar o ROE e o ROA da seguinte forma:

ROE = ROA x AT/PL

Os bancos utilizam muito a alavancagem (grau de endividamento da empresa sobre o financiamento de ativos) como forma de aumentar o seu retorno sobre o PL. No entanto, quanto maior a alavancagem do banco, maior o risco sendo tomado.

Na tabela abaixo, comparamos os retornos e alavancagem dos grandes bancos.

Nome ROE ROA Alavancagem
Bradesco 14,0% 1,2% 10,8
Banco do Brasil 13,6% 0,9% 13,9
Itaú 17,9% 1,6% 11,8
Santander 14,7% 1,3% 11,6

Através dos dados é possível notar que o itaú é o banco mais eficiente, com o maior ROA. Note que, o BB tem um ROA bem abaixo dos demais apesar de ter um ROE próximo ao Bradesco e Santander, isso quer dizer que, para o BB trazer maior retorno aos seus investidores (ROE) ele utiliza mais capital de terceiros para investir em seus ativos, e isso pode significar maior risco. Quanto maior o risco tomado pelo banco, maior retorno deve ser exigido pelos seus acionistas, o que leva a um desconto maior no valuation.

Abordamos, hoje, um pouco sobre como avaliar a rentabilidade das empresas. Esses indicadores tem grande influência no valuation das empresas e até mesmo como métrica de geração de valor.