O que são fundos de ação?

Publicado em 2 de junho de 2018
Investir é uma necessidade inerente ao ser humano. Neste artigo você poderá descobrir o que são fundos de ação, uma das alternativas viáveis quando se fala em investimento e que tem chamado a atenção dos brasileiros.

Afinal, o que são fundos de ação?

Ideal para quem deseja investir, mas ainda não sabe muito sobre este mercado, os fundos de ação são formas bem simples de fazer investimentos e, por isso, são tão procurados atualmente.

Tal como a porta de entrada para este mundo, existem várias vantagens em se optar inicialmente pelos fundos de ação. Uma dessas vantagens é que o fundo funciona junto a um grupo de pessoas que possuem os mesmos interesses, e com o recurso arrecadado, obter melhores posições na Bolsa de Valores.

Em um fundo, há uma equipe profissional que faz a gestão dos seus recursos e que garante que vantagens como o pagamento facilitado de impostos seja possível. Tornando, assim, essa modalidade ainda mais interessante.

Muitas pessoas têm optado por iniciar seus investimentos nos fundos de ação com o objetivo claro de obter uma renda extra. Vale lembrar apenas que essa é renda variável, ou seja, ela não é a mesma mês a mês.

O saldo de ganho depende, basicamente, da performance e do desempenho das ações. Quanto melhor elas forem e renderem, melhores serão os ganhos do investidor.

Como investir em fundos de ação?

Para investir é preciso, primeiramente, encontrar um fundo de ação para aderir. Para aqueles que não possuem conhecimentos suficientes acerca do assunto, a dica é sempre procurar por ajuda profissional para iniciar com as suas rotinas de investimento.

Seja em um banco ou em uma instituição financeira consolidada, é válido entender quais são as opções disponíveis antes de simplesmente aderir a algum plano. Uma vez que este é um investimento regulamentado, é importante destacar ainda o quanto essa opção é segura.

Para escolher a opção certa de fundos de ação para você, leve em consideração os seguintes critérios:

1) Classificação e tipo de risco;
2) Prazo de resgate ou de liquidez;
3) Taxa de administração cobrada pela participação no fundo;
4) Históricos do fundo;
5) Valor da aplicação inicial, visto que alguns possuem uma quantia mínima destacada;
6) Prospecção.

Além disso, você deve ter o perfil adequado para o tipo de investimento, portanto o seu perfil de investidor passará por uma avaliação antes que você possa aplicar seus recursos.

Qual o melhor momento para investir em fundos de ação?

Não há meios de se definir qual é o melhor momento para fazer tal aplicação. Afinal, tudo varia conforme os seus objetivos e o momento do mercado. Por exemplo, determinados fundos de ação podem se mostrar como alternativas ainda mais interessantes em momentos de instabilidade econômica.

Por exemplo, esses fundos podem se mostrar como alternativas ainda mais interessantes em momentos de instabilidade econômica.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe o que são fundos de ação aproveite para assinar nossa newsletter e continue acompanhando outras publicações que, como esta, vão lhe auxiliar a entender e melhor aplicar suas reservas.