Perfil de investidor: conheça os 3 tipos!

Publicado em 2 de junho de 2018
Nem todo mundo está sujeito a fazer os mesmos tipos de investimentos, afinal, como cada pessoa possui comportamentos e personalidades diferentes, também possuem necessidades de investimentos diferentes. O importante é entender o seu perfil de investidor. Os mais comuns: conservador, moderado e agressivo.

Quais são os tipos de perfil de investidor?

1. Conservador

O investidor do perfil conservador é aquele que não está disposto a perder nada e nunca. Ele não arrisca, não corre riscos e prefere a segurança de ter um pequeno retorno do que se arriscar para ter um retorno maior.

Para fugir da poupança, suas únicas opções costumam ser os fundos DI, os certificados como CDB, LCI e LCA além dos títulos públicos do Tesouro Direto.

É muito comum que pessoas que estão iniciando sua trajetória de investimento se adequem ao perfil conservador, pois se sentem inseguras e preferem correr menos riscos, geralmente por não conhecerem muito bem o mercado financeiro. Com o passar do tempo, tendem a adquirir mais confiança e ter seu perfil de investidor alterado.

2. Moderado

O segundo dos tipos de investidores, o perfil moderado é aquele que aceita assumir alguns riscos, mesmo que esses sejam bem pequenos e esporádicos. Para ele, é importante pensar e procurar por segurança, por isso suas perdas são sempre controladas.

Para este perfil os tipos de investimentos mais indicados são os fundos multimercados, fundos imobiliários, fundos de ações e letras financeiras.

Como suas metas são de curto prazo, o perfil moderado preza pela maior liquidez e pela menor volatilidade. Conhecendo um pouco mais do mercado de investimentos, é possível progredir e se aprofundar ainda mais.

3. Agressivo

Por fim, o perfil agressivo é aquele investidor tal como o nome sugere. Propenso a correr riscos e buscando sempre por uma maior rentabilidade, multiplicar seu patrimônio a longo prazo é seu maior objetivo.

Os investimentos indicados para este grupo são os de alto risco. O perfil agressivo está sujeito a investir em ações, operações da bolsa, entre outros mais.

Uma pessoa do perfil conservador pode estudar, entender e evoluir a ponto de estarem confiantes para correr mais riscos. Outros, todavia, já nascem com este perfil intrínseco em si.

Que tipo de investidor eu sou? Como saber?

Consulte quem entende de investimento, tire todas as suas dúvidas e conheça o passo a passo para investir corretamente.

De acordo com o seu perfil de investidor, algumas categorias serão mais indicadas enquanto que outras serão descartadas pelo menos em um primeiro momento. O que fazer para ser investidor vai muito além de seguir algumas dicas.

Fique tranquilo, pois ao aplicar seu dinheiro em corretoras, você sempre será classificado em um desses perfis para que suas expectativas quanto aos investimentos sejam cumpridas.

Aproveite para conversar com especialistas em investimento, saiba mais sobre os tipos de investidores e dê seus primeiros passos nessa área.

Assine nossa newsletter para continuar aprendendo sobre o mercado de investimentos.